No Brasil, a Atenção Primária em Saúde (APS) oferta cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente fundamentados e socialmente aceitáveis, colocados ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação, por um custo que a comunidade e o país possam manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e autodeterminação.
Representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, pelo qual os cuidados de saúde alcançam, o mais proximamente possível, os lugares onde as pessoas vivem, trabalham, constituindo o primeiro elemento de um continuado processo de assistência à saúde (OPAS/OMS, 1978).
Além do papel da APS no cuidado em saúde, este livro discute a importânciada informação em saúde e dos métodos epidemiológicos. A busca por informaçõesde saúde com fontes atualizadas e confiáveis é uma constante necessidade de pesquisadores e acadêmicos para produção do conhecimento científico, assim como dos profissionais e gestores que atuam nas áreas de vigilância. No entanto, devido ao contexto de saúde dos últimos anos — como, por exemplo, o enfrentamento à pandemia da COVID-19 —, a necessidade do desenvolvimento da cultura de análise de dados e dos resultados ganhou maior notoriedade, tanto para compreender a doença quanto para elaborar ações de enfrentamento à situação.
Dessa forma, é importante compreender que os indicadores de saúde e a epidemiologia podem auxiliar na caracterização da saúde da população, identificação de fatores relacionados ao processo-saúde e doença e encontrar soluções para os problemas da área da saúde. Além disso, os indicadores de saúde e os resultados dos estudos epidemiológicos podem ser utilizados no processo de tomada de decisão de gestores, na elaboração de políticas públicas e determinação de prioridades de governo, gerando impactos na vida de um número significativo de pessoas.
A partir desse contexto, espera-se que esta leitura reafirme a sua compreensão da APS e o seu papel como ordenadora do cuidado nas RAS, bem como a importância do conhecimento dos indicadores de saúde e dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos.